Drones
O que é? Para que serve?
O drone é uma aeronave pilotada a distância (via satélite, por meios eletrônicos e computacionais sob a supervisão e governo de humanos) e que utiliza uma tecnologia de aquisição de dados, chamada Fotogrametria (ciência de aquisição de informação sobre um objeto sem contato direto entre este e o sensor). Diferente dos demais instrumentos já citados no blog (teodolitos, níveis topográficos e estações totais) que precisam de contato com o solo para aquisição de dados, o drone utiliza o espaço para captação dessas informações. Todos os instrumentos porém possuem o mesmo objetivo: Coletar informações georreferenciadas e representá-las em forma de mapa.
Como se usa?
O drone é utilizado da seguinte forma: Existem três etapas - planejamento de voo, execução de voo e processamento dos dados.
No planejamento de voo, são definidos, a altura do voo, gráfico do mapeamento, quantidade de imagens fotografadas, quantidades de faixas de voo (determinantes do caminho ao qual o drone irá fazer para processar os dados da área). É necessário conhecer a área que será analisada para mapeamento, sendo geralmente utilizado o Google Earth, para definir a longitude e altitude e consequentemente a área de análise, estabelecendo assim os parâmetros do voo. Na execução de voo, determina-se a posição do drone e realiza-se o voo, quando a área definida é fotografada. Caso necessite de uma maior precisão, são coletados os pontos de controle, ou alvos em solo. Por fim, no processamento dos dados, com as imagens coletadas e as informações do voo, os mesmos são processados, gerando os produtos finais, que definirão os processos do projeto que será construído no local.
Os produtos gerados pelo processamento de dados são o Mosaico de Ortofotos, o principal, que é a simples junção de imagens individuais do terreno (pedaços) que formam uma única imagem. Esta imagem possibilita a realização de medidas lineares, angulares e vetoriais. Com isto, consegue-se a projeção do terreno em 3D, ou Modelo digital do terreno, suas curvas de nível e um maior detalhamento do solo.
Mapeamento 3d com drone
Quais são suas características principais?
Há diversos tipos de drones, mas o mais utilizado quando se trata de estudos topográficos é o de menor tamanho, menos veloz que drones militares (por não haver necessidade, nesse caso, de muita movimentação) e bem estáveis. São estruturas equipadas com câmeras de alta definição, permitindo que a imagem do terreno seja captada de forma profissional e eficaz.
Aplicações na Engenharia
O drone na Engenharia, por ser ainda uma tecnologia cara, são usados na maior parte em grande obras, principalmente em obras de rodovias. A utilização desse instrumento facilita a transmissão de informações ao cliente sobre o andamento da construção, incluindo registros fotográficos.
Mapeamento agrícola com drone
Fontes
http://droneng.com.br/como-realizar-topografia-com-drones/
http://doctordrone.com.br/mapeamento-com-drones/
http://www.jn.pt/multimedia/infografia.aspx?content_id=2923623
http://droneng.com.br/como-realizar-topografia-com-drones/
http://doctordrone.com.br/mapeamento-com-drones/
http://www.jn.pt/multimedia/infografia.aspx?content_id=2923623
O estudo de caso deve focar em um caso específico, bem explicado e comentado, de uso do instrumento. (-0,5)
ResponderExcluir