segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ESTAÇÕES TOTAIS - V2C - Thaiany Domingues - 20723836, Leila Bastos - 20661197, Samara Viana – 20716774, Sabline Leite – 20718757, Larissa Viana – 20665241, Bruno Gerino – 20733476, Sarah Kauffmann – 20654028, Wagner - 20710079

Estações Totais




Estação total ou Taqueômetro é um equipamento eletrônico para medições topográficas, utilizado na medida de ângulos na vertical e na horizontal e também de distâncias lineares.
A evolução dos instrumentos de medida de ângulos e distâncias trouxe como consequência o surgimento deste novo instrumento, que pode ser explicado como a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.
Para se fazer a medição com este instrumento é necessário posicionar a estação em um local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento. Assim, pelo tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta da estação o computador interno calcula os ângulos e distâncias, armazenando assim os pontos em sua memória interna. Após isto é só baixar os dados em um computador e desenhar o terreno ou construção aferida.
As Estações Totais devem ser usadas sempre que for necessário determinar as posições e as cotas ou somente as posições dos pontos.
Com o auxílio de trigonometria, os ângulos e distâncias podem ser usados para calcular as coordenadas das posições atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados, ou a posição do instrumentos com relação a pontos conhecidos, em termos absolutos.
Para descrever a posição de um ponto são necessárias duas coordenadas (planas cartesianas e polares). A Estação Total mede coordenadas polares, as quais são transformadas em coordenadas planas cartesianas baseadas em um sistema ortogonal. Essa transformação pode ser realizada pelo próprio instrumento ou posteriormente no escritório.
As Estações Totais de melhor qualidade são capazes de medir ângulos abaixo de 0,5″. A típica Estação Total EDM pode medir distâncias com precisão de cerca de 0,1 milímetros, mas a maioria das aplicações requer precisão de 1,0 milímetro. Essas estações totais usam um prisma de vidro como refletor para o sinal EDM, e pode medir distâncias de até quilômetros, mas alguns instrumentos não possuem refletores e podem medir distâncias de objetos que estão distintos por cor, limitando-se a poucas centenas de metros.
Alguns modelos modernos são robotizados permitindo ao operador controlar a máquina à distância via controle remoto.


Aplicação do Equipamento na Arquitetura ou Engenharia
Na Arquitetura e na Engenharia, as estações totais podem ser usadas nas medições de barragens, hidrelétricas, pontes, medição industrial, exploração de minérios, além de ser aplicado em levantamentos topográficos e geodésicos.

Nas Estações Totais pode se ter os seguintes programas:
Gravação de pontos
Orientação e transferência
de cota
Interseção a ré
Distância entre pontos
Locação
Altura remota
Estação livre
Linha de referência
Pontos ocultos
Cálculo de área
Média angular
Poligonal
Interseção a ré local
COGO (cálculos)
Gravação automática
Varredura de superfícies
Modelo digital de terreno
Offset

Fontes:

Um comentário:

  1. O estudo de caso deve focar em um caso específico, bem explicado e comentado, de uso do instrumento. (-0,5)

    ResponderExcluir