terça-feira, 6 de outubro de 2015

Estações Totais (V2C) - Bruno Kozseran (20653251), Giovanna Novaes (20649825), Gabriel Farias (20695756), Jaqueline Ogaua (20545380), Jhonata Silva (20700380), Julia Ketrin (20617018), Maria Tereza Bueno (20716114), Thyala Dias (20531774)

ESTAÇÕES TOTAIS


    O que é:


    Estações totais também chamados de taqueômetro, é o aparelho da junção do teodolito eletrônico digital com distanciamento eletrônico e um coletor de dados, podendo então dessa maneira medir e gravar ângulos e distância ao mesmo tempo.  Algumas usam um prisma de vidro como refletor, porém a maioria delas fazem essas medições através de scanner eletro-óptico de extrema precisão.Essas estações também são capazes de armazenar e fazer alguns cálculos dos dados colhidos em campo, as informações podem ser enviadas para um computador e um aplicativo irá gerar um mapa da área estudada. 


    Para que serve:

    É um equipamento para medições topográficas, com ela é possível determinar ângulos horizontais, verticais e distâncias do instrumento até os pontos a serem examinados. Devem também ser utilizadas sempre que forem necessárias determinar as posições e as cotas ou somente as posições dos pontos.



    Como usa:

    Para fazer a medição é necessário que posicione a estação total sobre um ponto no solo, chamado de estação do instrumento, onde deseja trabalhar. Abra as pernas do tripé e posicionar a parte superior sobre o ponto, tendo o cuidado de deixá-lo nivelado, ajustando o tripé até a altura confortável, assim empurrando com cautela no solo para a estabilização, e então ira centraliza-lo sobre o ponto olhando através do prumo até encontrar o ponto. Quando o nível de bolha estiver centralizado entre suas duas linhas estar com o prato nivelado, após esse processo virar o instrumento há  90° centralizando sobre o terceiro nível de bolha, com a sequência de ajustes realizada até que o nível fique centrado ao longo de uma rotação.  Tenha um assistente para andar até o segundo ponto e colocar a base da haste, no centro do ponto. Ajuste a altura da haste até que o operador da estação possa ver o prisma. Verificando se o prisma está voltado para o instrumento, alinhar o localizador de mira óptica com o prisma. Após todo esse processo usar os botões de ajuste na forma horizontal e vertical e pressionar o botão ‘’REC’’ para gravar os dados.
    Com auxílio de trigonometria, o uso em distâncias para cálculos de coordenadas em posições atuais entre os pontos examinados em relação a pontos conhecidos, em termos absolutos.
    A informação passada por esses cálculos são enviados para um computador que irá um mapa da área ali estudada. Em alguns casos, tipos de estações tem uma interface de GPS, que com combinações entre essas duas tecnologias ambas para fazer  uso com vantagens, esse modelo com interface de GPS não necessita o estudo entre os pontos estejam na linha de visão. Essas estações totais usam um prisma de vidro como função de refletor para o sinal, essa medição pode ser a distâncias até quilômetros, mas alguns instrumentos não possuem refletores e podem medir distâncias de objetos que estão distintos por cor, limitando-se a poucas centenas de metro.


    Principais características:

    Suas características principais além de equipamentos topográficas para medições, também são usados para medir a velocidade de viagem de um automóvel, registrador de conduções no caso para transportes públicos ou catracas. 




    Aplicação do equipamento na Arquitetura ou na Engenharia:

    Em áreas como engenharia, agronomia e arquitetura, a partir de projetos previamente elaborados e estudos contém suas obras. Cabe a topografia de que projetos sejam executados com maior precisão e corretamente na área onde será executado.
   Na engenharia é necessário o levantamento topográfico do onde a obra será implantada, assim também como na arquitetura. Dentre vários equipamentos de auxilio e suas divisões na topografia o Taqueométrico (estado total) tem por finalidade a determinação das distâncias horizontais e verticais, de maneira indireta, através da resolução de triângulos retângulos situados no plano vertical. Sua principal utilização e a facilitação em áreas como engenharia e a arquitetura é em terrenos acidentados onde a determinação direta torna-se inviável.


FONTES:
http://sstopografia.com.br/como-funciona-e-pra-que-serve-uma-estacao-total/
http://www.leica-geosystems.com/downloads123/zz/general/general/brochures/Surveying_pt.pdf
http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/teodolito_atualidade.html

Um comentário:

  1. O estudo de caso deve focar em um caso específico, bem explicado e comentado, de uso do instrumento. (-0,5)

    ResponderExcluir