quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Fernanda Garbin RA:20696926, Ivana Lira RA:20642827, Jéssica Deziderio RA:20501845, Maria Laura Soares RA:101142030, Nathalia Baldelli RA:20572293, Tatiane Nascimento RA:20690993

DRONES






1 O drone é um equipamento capaz de voar que é manobrado através de um controle remoto. O seu nome vem do inglês que significa "zangão", nome atribuído devido ao barulho produzido enquanto voa pois lembra um insecto. Muitos deles parecem brinquedos de aeromodelismo ou até mesmo helicópteros de controlo remoto, mas a diferença está na tecnologia empregada, geralmente muito mais complexa que em meros brinquedos. Muitos desses drones possuem GPS e câmara fotográfica, podendo ser programados para o monitoramento do terreno, tirando imagens aéreas, facilitando o estudo da topografia do terreno. 

As utilidades vão além do convencional, não são realmente brinquedos apesar de poderem ser usados como tal, uma vez que a maior parte deles possuem câmaras de alta resolução. Os drones podem ser utilizados para diversas finalidades envolvendo captura de imagens aéreas, seja para fins de lazer, comerciais ou militar.





                          

  
  2. Estudo de caso de aplicação:
  
  Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) na USP, em Piracicaba, pesquisadores do Departamento de Engenharia de  Biossistemas (LEB) mostram que os drones também podem ser aliados da  ciência. Rubens Duarte Coelho, docente do LEB, coordena um projeto de  pesquisa que contempla a introdução desta nova tecnologia. “Com os  drones abrem-se novos horizontes para a Agricultura de Precisão nas  áreas de produção agrícola no Brasil”. O professor Rubens comandou o primeiro voo do novo “drone” vinculado ao LEB. O voo inaugural do helicóptero aconteceu na Fazenda Areão (estação experimental da Esalq), no campo de irrigação por pivô central, espaço onde  pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de  Engenharia de Irrigação (INCT-EI) realizam seus estudos. “A utilização de veículos aéreos não tripulados tem despertado atenções em diversos segmentos da sociedade. No caso do setor agrícola, especificamente, a grande vantagem é a precisão com que se pode detectar e monitorar grandes áreas quase que em tempo real. É uma realidade de sensoriamento remoto nunca antes imaginada, com alta definição e alta frequência de captura das imagens aéreas”, explica Duarte Coelho.




3. Fontes:

http://www5.usp.br/31918/uso-de-drones-na-agricultura-de-precisao-e-tema-de-estudo-na-esalq/

http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-o-que-e-um-drone-e-para-que-serve_214919.html












Nenhum comentário:

Postar um comentário