sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Bianca Lopes (20730913), Caroline Santana (20649304), Mayara Bulterman (20683772), Priscila Perez da Silva (20697928), Renan Vieira (20175152), Samantha Araújo (20730895), Thays Monteiro (20513248)


Teodolitos

• O Teodolito é um instrumento óptico utilizado para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais com o objetivo de facilitar o cálculo de distância e alturas.
• Alguns teodolitos antigos possuíam a bússola acoplada em sua estrutura, como é o caso do teodolito-trânsito. Era comum existirem bússolas topográficas com os pontos cardeais Leste e Oeste invertidos, pois isso facilita a leitura do ângulo no seu quadrante.
• Na década de 70, surgiram  os teodolitos eletrônicos. Nestes instrumentos, os ângulos são lidos diretamente pelo topógrafo em um visor com "display" de cristal líquido semelhante ao existente em uma calculadora eletrônica.
• Como se usa: o teodolito é posto em uma base tripé e arranjado de maneira a medir um comprimento e um ângulo, posicionado em um ponto de forma que esteja nivelado com o eixo de gravidade do local de acordo com o campo magnético da Terra (por isso ele conta com a ajuda de uma bússola para seu ajuste), Mira-se com a luneta para um outro ponto e, então, toma-se sua medida angular. Precisamos no mínimo das medidas de três pontos diferentes. Para o cálculo de tais medidas, aplicam-se sistemas de triangulação (método de levantamento baseado na trigonometria). Através desses dados, podem ser confeccionadas cartas ou plantas topográficas e mapas. 
Partes que compõem um teodolito

•Aplicações:
Empregado na Geodésia e na Agrimensura para triangulação de redes, o instrumento também é usado pela engenharia, arquitetura e por outros profissionais e técnicos, em grandes construções de estradas e demarcações de fazendas e sítios.
O uso do equipamento é bastante aplicado na engenharia civil e arquitetura, podendo ser usado na abertura de túneis ou minas, barragens, pontes, instalação de máquinas, no levantamento de campo, medidas de bases de triangulações, poligonais de precisão ou trilaterações de lados curtos.


Um comentário:

  1. O estudo de caso deve focar em um caso específico, bem explicado e comentado, de uso do instrumento. (-0,5)

    ResponderExcluir