sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Níveis Topográficos: Denice Ribeiro da Silva (20719288), Evelly Caroline Borges de Sousa (20733166), Fernanda Mascarenhas da Silva (20648232), Joyce Dos Santos Silva (20669994)





Níveis Topográficos 


Os níveis são equipamentos que permitem definir com precisão um plano horizontal ortogonal à vertical definida pelo eixo principal do equipamento. São três os eixos principais de nível, conforme figura abaixo:
Z’= eixo principal ou de rotação do nível O’= eixo óptico/ linha de visada/ eixo de colimação H’= eixo do nível tubular ou tangente central
As principais partes de um nível são:
• Luneta; • nível de bolha;
• sistemas de compensação (para equipamentos automáticos);
• dispositivos de calagem (procedimento para preparar o solo)
 Parafuso micrométrico e de focalização - Suporte com 3 ou 4 parafusos calantes - 3 eixos: rotação, ótica (da luneta) e do nível da bolha.
Os níveis topográficos consiste em medir divisas, distâncias e diferenças de nível de um determinado terreno. A construtora deve contratar um topógrafo para executar esse serviço antes de iniciar qualquer tipo de construção, seja um edifício, um loteamento, uma indústria, uma rodovia, ou outras obras.


Quando um trabalho de nivelamento pode ser realizado recorrendo à utilização de uma única estação, é designado por nivelamento geométrico simples.
Para suportar o instrumento é necessário ter um bom é sólido tripé, de tal forma que levantamentos com exatidão possam ser feitos.

Nesta aplicação espera-se uma precisão posicional ao nível de poucos centímetros para os pontos levantados. Considerando-se a topografia convencional, tais medições podem ser executas utilizando-se de Estações Totais (levantamentos planialtimétricos), níveis (levantamento altimétrico) ou ainda, com menor precisão, de teodolitos (levantamentos planialtimétricos ao nível de decímetros.Ainda considerando-se a aplicação em Levantamentos Topográficos, pode-se utilizar das técnicas de posicionamento em tempo real (RTK).

Na área da construção civil é utilizado para levantamentos topográficos através de planejamentos urbanos, e para definir os volumes de corte e aterro.


Fontes:http://engenharia.anhembi.br/tcc-03/civil-31.pd


Um comentário:

  1. O estudo de caso deve focar em um caso específico, bem explicado e comentado, de uso do instrumento. (-0,5)

    ResponderExcluir