segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Níveis Topográficos - V2C - Thaiany Domingues - 20723836, Leila Bastos - 20661197, Samara Viana – 20716774, Sabline Leite – 20718757, Larissa Viana – 20665241, Bruno Gerino – 20733476, Sarah Kauffman – 20654028, Wagner - 20710079

NÍVEL TOPOGRÁFICO

Um dos instrumentos mais utilizados na área de construção é o nível topográfico. A sua função é basicamente identificar e transferir alturas e medir ângulos, tanto em campo aberto como em construções e obras fechadas.

            Engenheiros e topógrafos usam este equipamento para preparar a terra, construir terraços e paredes de retenção, executar escavações e estabelecer fundações. Empreiteiros usam para controlar o vazamento, prumo alinhamento e superfícies de concreto. Os construtores de terraços e pátios usam ​​para nivelar o piso e definir fundações. Além disso, os níveis topográficos também têm grande serventia na agricultura para colocar drenos, realizar as práticas sustentáveis ​​da terra, tais como arar, plantar, cultivo e colheita em uma inclinação natural.

            Atualmente, existem vários tipos de níveis topográficos. No entanto, o nivelamento automático é mais fácil de configurar e usar, porque ele permanece nivelado e fornece leituras precisas independentemente de vibrações no solo, mudanças de temperatura ou condições de estabilidade em que eles são manipulados.





Partes de um nível topográfico:

            Existem outros instrumentos com nivelamentos parafusos, nível de bolha circular e um alvo que são similares ao nível topográfico automático. No entanto, a característica que o distingue dos outros é um compensador, ou seja, um pêndulo óptico que corrige ou compensa variações na linha nível focado. Por esse motivo o nível topográfico também é conhecido como nível óptico.

            Também fazem parte da estrutura de um nível topográfico muitas outras peças que desempenham papéis importantes. Na figura a seguir é um exemplo dessas partes fundamentais.




Sua importância na Arquitetura:

A primeira coisa que o construtor deverá fazer após adquirir uma propriedade para nela construir um empreendimento imobiliário é solicitar um serviço de levantamento plani-altimétrico cadastral do terreno (a topografia). O levantamento topográfico confirma a metragem de uma determinada área e, com o levantamento plani-altimétrico, o construtor terá como avaliar o preço, o retorno de seu investimento financeiro e também constatar o que sobrará de área para construir levando em conhecimento as Leis do regem o plano diretor Municipal.   A verificação da real geometria e altimetria do terreno também trazem segurança ao engenheiro ou arquiteto que for realizar um estudo de massa. Um levantamento topográfico bem apurado deverá considerar todos os elementos existentes no local, tais como: Meio fio, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, marcos demarcatórios, árvores, caixas de drenagem, postes, ralos, edificações existentes, edificações confrontantes, indicação do sentido do trânsito, existência de rios ou córregos próximos ao terreno, pontos cotados, curvas de nível, taludes, rochas, etc. Portanto, julgamos que o levantamento topográfico do terreno é imprescindível antes de investir cegamente num negócio imobiliário. Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros na demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de estacas, locação de pilares, nivelamento do terreno, acompanhamento das prumadas dos pilares, nivelamento dos pisos e lajes, marcações das áreas de lazer e jardim, etc

Fontes bibliográficas:

Um comentário:

  1. O estudo de caso deve focar em um caso específico, bem explicado e comentado, de uso do instrumento. (-0,5)

    ResponderExcluir