terça-feira, 29 de setembro de 2015

Níveis Topográficos - Ana Carolini F. Scalqueti 20132152 / Mayara Cougo 20675629 / Milena Viera 20625753 / Larissa Nagamine 20715423 / Victória Melo 20648607

Nível topográfico



O que é? Para que serve?


Os níveis são instrumentos utilizados, num plano horizontal, para determinar desníveis entre pontos, assim como na obtenção de cotas, alturas e ângulos. Podem ser ópticos ou digitais.

Como se usa?




Para usá-lo, é importante que tenhamos todos os elementos e materiais para garantir o correto funcionamento do método.
Primeiro, com um tripé no local desejado, colocar a base numa posição horizontal, garantindo a sua estabilidade no solo. Posicionando o nível no centro da base, fixando-o com o parafuso na parte inferior da base.
No momento em que se posiciona o tripé, a nivela esférica deve ser calada para horizontalizar o plano na qual está submetida.
Depois dos procedimentos anteriores, é utilizada a mira (réguas graduadas) para realizar as leituras, porém antes é preciso focar a imagem da luneta.

Principais Características:

Os níveis são constituídos de uma luneta astronômica, nivela esférica e parafusos para nivelamento da base.

Aplicação do aparelho na Arquitetura ou Engenharia:


A topografia serve para saber determinada dimensão de algum lugar, sendo assim, descobrindo a área e o perímetro do lote. É relatado que a atividade de construção civil está envolvida no desenvolvimento urbanístico e social. O arquiteto ou engenheiro precisa possuir a ideia da metragem de um terreno. O levantamento topográfico mostra a visão real do terreno e também, não serve apenas para determinar uma área mas sim, também, para avaliar o seu investimento.

Bibliografia:





Um comentário:

  1. O estudo de caso deve focar em um caso específico, bem explicado e comentado, de uso do instrumento. (-0,5)

    ResponderExcluir