sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Níveis Topográficos - Isabela Faria Fragueiro/ José Haroldo Marsola Júnior/ Julia Pasquinelli Amaral de Abreu/ Tassilo Nestores Mader

Alunos: Isabela Faria Fragueiro – 20648474
              José Haroldo Marsola Júnior – 20700663
              Julia Pasquinelli Amaral de Abreu – 20649696
             Tassilo Nestores Mader – 20633584


NÍVEL TOPOGRÁFICO

            O nível é um instrumento topográfico utilizado para determinar as diferenças de altitudes do terreno e também para – com o auxílio de um ponto de altitude conhecida – determinar a altitude de pontos observados em um terreno. Os níveis ópticos são basicamente compostos por uma mesa com tripé, uma luneta e, para realizar as medições, se utiliza uma mira (régua graduada). Existem vários tipos de níveis, como os de luneta, os ópticos mecânicos e os eletrônico-digitais.
            Para se utilizar um nível, deve-se primeiro estacionar o aparelho montando o tripé e deixando a mesa paralela ao solo. Fixa-se, por meio de um parafuso a luneta, travando sua movimentação vertical e permitindo que ela seja deslocada apenas horizontalmente. Então se fixam miras nos pontos cujas altitudes deverão ser determinadas. Em seguida, olhando através da luneta, deve-se centralizar a vista em um ponto da mira e anotar a medição obtida. Feito isso, gira-se a luneta horizontalmente para aferir uma segunda medida focando na mira de um outro ponto a ser observado. A partir dessas duas medições, estará determinada a diferença entre a altitude destes dois pontos observados.

            É possível, no Brasil, determinar a altitude de um local em relação ao nível do mar utilizando uma mira em um ponto de referência. O IBGE disponibiliza a chamada Rede Altimétrica, com milhares pontos de referência (referências de nível, ou RN) espalhados pelo país, a fim de estabelecer pontos cuja altitude seja conhecida para que o observador possa determinar com precisão a altitude de outros pontos no terreno comparando-os à uma das RN.
            Na engenharia e arquitetura, um nível topográfico permitirá que se determine com boa precisão as curvas de nível na área a ser trabalhada, com a vantagem de permitir a aferição rápida de vários pontos dispostos horizontalmente, além de assegurar que a execução da obra está de acordo com o que foi proposto no projeto.

Nível óptico da marca Bosch


Nível a laser da marca Topcon (um funcionário segura uma mira ao fundo)



Referências bibliográficas:


PANTOJA, Clara. et al. Projeto de monitoria: nivelamento topográfico geométrico (nível ótico e nível laser). [Filme-vídeo]. Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Disponível
 em:<https://www.youtube.com/watch?v=aafeBdIzAaY>. Acesso em: 24 set. 2015.

FONTES, Luiz Carlos A. A. A evolução histórica e tecnológica do instrumental topográfico. Disponível em: <http://www.topografia.ufba.br/evolucao%20tecnologicatop.pdf>. Acesso em 24 set. 2015.

IBGE. Sistema Geodésico Brasileiro. Disponível em:

 <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/altimetrica.shtm>. Acesso em: 24 set. 2015.

Um comentário:

  1. O estudo de caso deve focar em um caso específico, bem explicado e comentado, de uso do instrumento. (-0,5)

    ResponderExcluir