Teodolito é um instrumento óptico, parecido com um telescópio. Porém, possui movimentos graduados tanto na horizontal quanto na vertical para medir.
O teodolito foi sendo modificado ao longo dos anos, foram adicionados a ele mecanismos que o tornaram mais preciso em suas medições.Os modernos possuem leituras digitais e um codificador faz a leitura automaticamente sem precisar do observador.
É utilizado na Topografia, Agrimensura, Navegação e Meteorologia, com o objetivo de medir os ângulos entre pontos diferentes e assim determinar as coordenadas no plano e a altura desses pontos.
O Teodolito é constituído de um telescópio que pode girar em torno dos eixos, um na horizontal e um na vertical. Tem um par de círculos graduados que são colocados em ângulos retos entre si.
Para usar um teodolito deve-se fixar o mesmo,que estará sobre um tripé. Após isso, é preciso encontrar o norte verdadeiro usando uma bússola e levando em conta a declinação magnética do lugar. Depois de encontrar o norte é preciso apontar para o mesmo e nivelar ao horizonte. A partir dai, é possível fazer leituras olhando pelo telescópio e ajustando a mira para encontrar a localização e ângulos.
Um dos motivos para usar o teodolito na área de arquitetura é para determinar as medidas de um terreno(levantamento topográfico), por exemplo:
Em um levantamento topográfico feito na região da Unicamp para um projeto foram fixados cinco estacas que seriam os vértices desse terreno. O teodolito foi colocado fixo próximo ao centro da região a ser mapeada, desse ponto era possível ver todas as estacas. Cada observação feita com o instrumento é chamada de visad.
Com os dados fornecidos pelo mesmo é possível primeiramente calcular os ângulos entre as visadas, as distâncias entre o aparelho e as estacas, e os lados do polígono( terreno).
Com tudo determinado é possível montar uma planilha do projeto e confeccionar o mapa do mesmo.Saiba mais sobre esse projeto aqui
Fontes:
ok!
ResponderExcluir