segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Níveis Topográficos (V2C) - Bruno Kozseran (20653251), Giovanna Novaes (20649825), Gabriel Farias (20695756), Jaqueline Ogaua (20545380), Jhonata Silva (20700380), Julia Ketrin (20617018), Maria Tereza Bueno (20716114), Thyala Dias (20531774)

NÍVEL TOPOGRÁFICO


 



  •     Descrição Do Equipamento:

    É um aparelho, podendo ser ótico ou digital que possui uma luneta astronômica, nivelas esféricas ou tóricas e parafusos nivelantes da base, que determina a diferença de altitudes ou cotas de superfícies horizontais e tendo facilidade e precisão para materializar a informação.
    Tendo dois tipos de níveis, o bloco, que tem a horizontalização da luneta com auxilio da nivela e dá o paralelismo entre o eixo ótico e a diretriz da nivela.
    Já o nível de horizontalização automática é o mais utilizado hoje em dia e possui um mecanismo que atua com a gravidade, permitindo assim colocar a linha observada perfeitamente horizontalizada desde que esteja próximo e com uso da nivela esférica.
    E hoje, com o surgimento do aparelho digital a facilidade para o manuseio do equipamento junto com uma câmera fotográfica, permite a realização de nivelamentos onde tem grandes variações de altitude.
    Para sua utilização, primeiramente se coloca o tripé no local desejado desde que seja horizontal, colocar o nível no centro da base, calar a nivela e realizar a observação.


  •     Aplicação na Arquitetura e Urbanismo:

    Usado na hora de se fazer uma pesquisa cientifica da localização onde se pretende começar um projeto, utilizado para dar base ao projeto, assim podendo saber se pode ou não ser feito tal obra em tal localização.


Fontes De Pesquisas:

http://www.topografia.ufba.br/evolucao%20tecnologicatop.pdf

Um comentário:

  1. O estudo de caso deve focar em um caso específico, bem explicado e comentado, de uso do instrumento. (-0,5)

    ResponderExcluir