quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Teodolitos - Isabela Faria, José Haroldo, Julia Pasquinelli, Tassilo Mader.

 NOME: Isabela Faria Fragueiro                                                 RA: 20648474
             José Haroldo Marsola Junior                                                20700663
             Julia Pasquinelli Amaral de Abreu                                        20649696
             Tassilo Nestores Mader                                                        20633584

Teodolitos

Teodolito é um instrumento de medição de ângulos horizontais e verticais, muito utilizado nas áreas de Topografia e Geodésia, mas também em Arquitetura e Engenharia. Ele existe há muito tempo e consiste de uma mesa plana e um telescópio acoplado no topo do alidade (peça com aparência de um garfo).


Uma bússola pode ser utilizada para medir os ângulos formados pela posição no terreno, com a direção do meridiano magnético. Alguns teodolitos antigos tinham uma bússola acoplada em sua estrutura para facilitar as medições, como é o caso do teodolito Trânsito.
           


Além do teodolito Trânsito, existem mais duas composições diferentes. No teodolito Y o suporte do telescópio é baixo, e este fica apoiado em uma armação com suportes. O teodolito Everest é muito similar aos outros dois, difere apenas na estrutura do círculo vertical, que possui dois arcos.
Para usar um teodolito é preciso montá-lo em um tripé para nível. O observador faz leituras olhando através do telescópio ou ajustando a mira vertical para encontrar a extrema esquerda do objeto em estudo. Após isso, o círculo horizontal do teodolito é rotacionado e travado no lugar. A direção do círculo deve ser gravada pelo observador. Então, o próximo objeto é estudado rotacionando o círculo no sentido anti-horário, o que é repetido até todos os objetos serem lidos.
Atualmente o teodolito eletrônico é mais leve e fácil de transportar, além de realizar medições mais precisas e possuir um dispositivo com ótica de alto rendimento e facilidade de utilização. Além disso, hoje em dia, podem-se acoplar outros equipamentos de medição como o distanciômetro eletrônico ou a trena eletrônica.
          

           
          No campo da Engenharia, o teodolito pode ser usado em medições de grandes obras como, barragens, hidrelétricas, pontes, etc. Em Arquitetura pode ser utilizado para levantamentos topográficos, com o intuito de nivelação do terreno para a construção de fundações, como radiers.

Bibliografia:
Museu de Astronomia e Ciências Afins - www.mast.br
Schwab Soluções Topográficas - sstopografia.com.br
eHow Brasil - www.ehow.com.br

Um comentário:

  1. O estudo de caso deve focar em um caso específico de uso do instrumento. (-0,5)

    ResponderExcluir